O Blog

O BLOG:

Feito para compartilhar conhecimento,curiosidades,pensamentos,opiniões,imagens e emoções.Um pouco das coisas que eu gosto e que quero dividir com outras pessoas.Um espaço simples,mas feito de coração.



domingo, 30 de dezembro de 2012

Rancores e ranhuras



Há muitas coisas a serem ditas,a serem reveladas,a serem esquecidas a serem perdoadas.Todo mundo tem suas vírgulas mal colocas nas entrelinhas,um ponto de interrogação entalado na garganta.
Coisas assim,que ficaram por serem ditas ou simplesmente cuspidas na cara,medos,mágoas,dúvidas,ou desabafos.Ranhuras na alma,um animal rugindo dentro do peito apertado.Sentimentos enjaulados,que matam aos poucos,e vão minguando as forças dando um nó nos nervos.
Boca calada e cabeça inquieta,uma tortura silênciosa. Uma prisão aonde o próprio carcereiro é o dono da chave que liberta.
Falar dos sentimentos,dos medos,dos problemas pode ser libertador.Pode tirar um fardo pesado demais que impede que alguém possa ficar de pé e de cabeça erguida.
Guardar rancores apodrece a alma,se calar diante de uma situação aonde falar pode mudar uma situação difícil pode ser   uma omissão em relação ao outro,ou consigo mesmo.
Os sentimentos apodrecidos que ficaram guardados nas gavetas da memória precisam ir para o lixo e para que isso aconteça é preciso falar,se expressar,colocar os sentimentos para fora,colocar tudo em pratos limpos,zerar tudo nem que seja para começar novamente de outro jeito
Não somos máquinas,mas precisamos limpar nosso HD de vez em quando,formatar nossas memórias,passar um antivírus para eliminar as coisas ruins que nos travam.Porque todo mundo precisa disso,não importa a nacionalidade,a situação financeira,o grau de instrução,todos nós somos feitos da mesma matéria perecível,todo temos nossos rancores e ranhuras.
Uns sabem lidar e não deixam se acumular,outros ficam calados e guardam tudo pra sim,outros se anestesiam de alguma forma para fugir de algo que sempre está ali.
Tanta coisa pode mudar com uma palavra que muitas vezes por orgulho ou medo,não é dita.Um vida pode ser salva,um relacionamento reatado,um novo amor pode começar,uma situação de abuso pode acabar,brigas podem cessar.Uma palavra pode ser tão destrutiva quando construtiva,pode machucar ou confortar.O resultado depende de quem fala e de quem ouve,ou de como se fala.
É bom  desabafar,tirar o peso dos sentimentos,começar novos rumos,abrir caminhos.É bom ser ouvido sem ser julgado,e melhor ainda não julgar.
Mas falar é fácil!Ou não!Depende muito,teoria é teoria.
Quem sou eu para dar lição de moral,sou mais uma com suas ranhuras,mas que sempre tenta se libertar para se sentir mais leve.
Acredito que para uma pessoa ser feliz ela precisa ter paz,na alma,na consciência e para isso é importante se livrar dos rancores dessa vida.
Alguns dizem que quando se começa um ano novo,se começa uma vida nova.Eu discordo.A vida nova começa quando nos libertamos de tudo aquilo que nos prende e nos faz mal.É preciso viver de verdade,ser autêntico,sincero,sem medo de se mostrar.
Somos nossos próprios carcereiros,a chave está ao alcance das mãos.Cabe a cada um saber o que fazer com ela.Já é hora de agir,liberte-se!

Telma Lemos






Nenhum comentário:

Postar um comentário