Qual a qualidade mais importante num fotógrafo? |
Estive me perguntando esses dias sobre qual seria a qualidade mais importante num fotógrafo. Entre as opções que vieram na minha cabeça foram: criatividade, conhecimento-técnica, sensibilidade-percepção e simpatia-humildade. Mas é lógico que um fotógrafo não é formado somente dessas qualidades, sim de muitas outras.
Muitos podem achar que ter um equipamento de ponta, o melhor do mercado, é uma qualidade. Engana-se! Esse tipo de pensamento só faz do fotógrafo dono do melhor equipamento, é muito comum vermos por aí “fotógrafos” com o equipamento TOP de linha sem saber usar.
Tempos atrás ser fotógrafo era apenas ser fotógrafo, não era preciso se preocupar com outra coisa que não fosse à fotografia. Nos dias atuais ser fotógrafo também ser antenado nas novidades tecnológicas, é ser um bom entendedor de edição, é ser um fotógrafo multifuncional.
Criatividade
É uma qualidade muito apreciada no meio fotográfico e fora dele. Um fotógrafo criativo consegue se destacar num mercado tão saturado como este em que vivemos. A criatividade não tem nenhuma relação com o tempo de carreira de um fotógrafo. Não importa se você é um amador que recentemente adquiriu sua câmera ou se você é um fotógrafo uma longa carreira fotográfica.
O fato é que a criatividade de um fotógrafo é fator importante para a criação e desenvolvimento de um trabalho primoroso e expressivo.
“A fotografia criativa é transformar o clichê em algo com uma perspectiva totalmente singular.” Francine de MattosFotografia de: Denise Neufert
Conhecimento/técnica
Estão aí dois itens de grande representatividade na construção de um fotógrafo. É muito simples comprar uma câmera e sair fotografando no automático; difícil é fotografar no manual, entender de luz, saber o que cada elemento que compõe a fotografia significa. Difícil também é conhecer profundamente cada função da sua câmera e quais são seus limites.
A fotografia digital tornou o ato de fotografar muito descomplicado, fez da fotografia uma arte acessível. E é essa a mesma Era Digital que disponibilizou uma gama infinita de conteúdo para fotógrafos iniciantes que querem tornar da fotografia sua profissão.
Fotografias de: Leandro Neves
Na internet é possível encontrar tudo e mais um pouco. Em poucos cliques você é capaz de um curso inteiro de fotografia, só basta você um tempo para leitura e depois mais um pouco de tempo para colocar em prática o conhecimento adquirido.
Fotógrafo preguiçoso não sobrevive na selva fotográfica.
Sensibilidade/percepção
Duas qualidades que sem dúvida transformam e desenvolvem um fotógrafo. A sensibilidade e a percepção contam muito na hora de fotografar já que são totalmente ligadas ao resultado final da fotografia.
Percepção é a função cerebral que atribui significado a estímulos sensoriais, a partir de histórico de vivências passadas. Através da percepção um indivíduo organiza e interpreta as suas impressões sensoriais para atribuir significado ao seu meio. (Wiki)
Fotografia de: Daniela Romanesi
A ausência dessas duas qualidades resulta em fotos vazias. E sabe por que eu falei foto? Foto vem do grego, photo, e significa simplesmente luz. É comum ouvirmos as pessoas falando "vou bater uma foto!", o que diferencia a foto da fotografia são os segundos antes e depois de clicar. A foto é um simples clique, já a fotografia é o ato de comunicar. Fotografando você está expressando uma ideia, um pensamento, uma informação ou uma emoção.
Não me entenda mal, não há nada de errado se em bater uma foto, eu mesmo ainda faço isso e não duvide que o Sebastião Salgado também faça! Mas entenda que, à medida que você migra da foto para a fotografia, você deixa de “mexer com foto” e se torna um fotógrafo. Simpatia/humildade
E chegamos a duas qualidades que digo sem pestanejar: RARAS! Encontramos por aí fotógrafos amadores que se acham verdadeiros “Sebastião Salgado” ou “Annie Leibovitz”. Também encontramos por aí fotógrafos com anos de carreira que se acham no direito de estagnar e são tão bons suficientes que sabem tudo, não precisam aprender mais nada.
Desejo simpatia e humildade para os fotógrafos amadores, que assim como eu, estão começando e precisam de todo o incentivo para continuar. E quando digo incentivo não é só elogios, é preciso sim ouvir críticas e mesmo que duras aceita-las.
Fotografia de: Leo Neves
Aos fotógrafos profissionais desejo simpatia e humildade para aceitar a nova geração que está vindo. Meus caros fotógrafos profissionais, vocês servem como inspiração, são referência; não deixe de ajudar quem está começando, quem com tanta humildade lhe pedi uma dica ou um simples conselho. Também desejo simpatia e humildade para aceitarem que os anos que você trabalha como fotógrafo não te tornam o melhor do mundo e é necessário se reciclar. Saiba em que vivemos num mundo que está inteiramente em movimento, existem mudanças e é preciso se ajustar!
E como eu disse no começo da reflexão: não somente dessas qualidades um fotógrafo é constituído, mas entre todas, essas são algumas que merecem destaque.
Fonte: Fotografeumaidéia
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário