O Blog

O BLOG:

Feito para compartilhar conhecimento,curiosidades,pensamentos,opiniões,imagens e emoções.Um pouco das coisas que eu gosto e que quero dividir com outras pessoas.Um espaço simples,mas feito de coração.



sexta-feira, 22 de abril de 2011

Meteora- grécia



Há 600 anos, um religioso da península do Monte Athos (Montanha Santa), foi para a região da Tessália, na Grécia e resolveu viver sozinho, isolando-se em um dos buracos das rochas de Meteora, que em grego significa “rochas suspensas” ou “colunas do céu”.

Durante séculos nesta região da Grécia, mais de vinte mosteiros foram erguidos, dos quais cinco sobrevivem habitados. Os monges encontraram nos rochedos inacessíveis de Meteora um refúgio ideal, surgindo assim, espetaculares mosteiros suspensos em rochedos de arenito, chamados Mosteiros de Meteora.





Olhando para este incrível complexo de mosteiros nas rochas, parece ser uma visão da idade média. Chega a ser inacreditável, que alguém tenha conseguido construir algo assim, em um lugar de tão difícil acesso.

No interior do mosteiro é possível observar muitos desenhos e pinturas antigas nas paredes das salas de orações, um cenário simples, com muito tijolo e madeira, mas de beleza incomparável.

Ninguém sabe seguramente como os primeiros eremitas chegaram ao topo das montanhas, provavelmente os materiais de construção foram içados.Em 1536 criaram um sistema de roldanas criando uma espécie de elevador, que era usado para subir pessoas, alimentos e outros materiais.


Antigamente o acesso aos mosteiros era feito usando guindastes e só em 1920 foram construídas escadas de acesso. Hoje há um teleférico para fazer a travessia com os turistas de uma rocha a outra, e longas e estreitas escadarias esculpidas nas pedras.Velhos trilhos de épocas medievais, ainda podem ser encontrados nas montanhas de Meteora.

Um lugar impressionante, que valeria a pena conhecer, um conjunto de imensas rochas de granito com seus mosteiros medievais no topo, revestidos com florestas, montes e vales que, em 1988, tornou-se Patrimônio Mundial pela Unesco.

Incrível esse lugar,nem parece que é nesse mundo.Adorei!!

Um comentário: